quarta-feira, 29 de abril de 2009

REMÉDIO CASEIRO 0 VINAGRE PODE AJUDAR NA DESOBSTRUÇÃO DAS ARTERIAS?

0 VINAGRE PODE AJUDAR NA DESOBSTRUÇÃO DAS ARTÉRIAS


0 Cálcio chega ao sangue em grande quantidade quando a pessoa tem uma dieta com muitas proteínas. E pode depositar-se nas pequenas fissuras ou mesmo feridas das artérias. Acumula-se ali e converte-se assim numa das substâncias que obstruem as artérias, tal como acontece com o colesterol.
Com o tempo, esta acumulação pode interferir com a circulação normal do sangue. A acção do vinagre ajuda a dissolver estes depósitos de cálcio, devido a acção dos seus ácidos naturais e do potássio (o qual também evita que o cálcio contido no vinagre acabe por se depositar nas artérias, sendo assim melhor aproveitado pelo organismo).

terça-feira, 21 de abril de 2009

TOMILHO - LIMÃO

Como no Tomilho, a sua utilização na culinária é mais frequente nos guisados, vegetais crus, saladas e molhos.
O seu chá é muito agradável. Devido ao seu aroma ser muito semelhante ao do limão
Como planta medicinal, actua nos mesmos casos que o Tomilho.

sábado, 18 de abril de 2009

TOMILHO

Utiliza-se no tempero de carnes, nos estufados; é óptimo nos pratos de coelho e no tempero de azeitonas.
 E ideal para as pizas e molhos de carne e alguns pratos de caça.
Como planta medicinal, administra-se a infusão para o tratamento do catarro das vias respiratórias, da asma, das perturbações digestivas, dos espasmos gástricos, das gastrites, diarreias e estimula a digestão. Deve-se gargajar e bochechar com a infusão, quando se manifestam infecções na boca e na faringe.
A sua aplicação e recomendada nas enfermidades febris agudas das vias respiratórias, pulmões, actuando ao mesmo tempo como redutor de secreções e dissolvente de congestões, nos processos infecciosos de rins e pélvis renal e no catarro gastrointestinal infeccioso, assim como em infestações por lombrigas.

SALVA - tónico estimulante

Utiliza-se em guisados e temperos de carnes. O rolo de carne picada, as espetadas, os guisados e legumes, aceitam bem a salva.

Como planta medicinal, apresenta uma vasta gama de qualidades terapêuticas. É tónico estimulante, adstringente, tónico capilar e ainda um poderoso anti-séptico. E administrada acima de tudo contra os resfriamentos, a gripe com catarro das vias respiratórias, a sudações nervosas e a suores nocturnos das doenças de pulmões. Está também indicada para as gastrites, doenças do fígado e doenças genitais das mulheres.

MANJERONA

É utilizada como condimento de assados, molhos e produtos de charcutaria. Poderá ser utilizado num a sopa de batata ou batatas assadas, desfazendo previamente a manjerona na mão. Poderá também esfregar uma peça de carne gorda, um ganso ou um pato, estes não apenas cheirarão e saberão melhor como também serão mais rapidamente digeridos.
Na medicina natural, usa-se contra as doenças de estômago, asma e intestinos; tem propriedades antiespasmodicas e carminativa.
Como planta medicinal, é um meio suplementar na debilidade digestiva, nas flatulências, cólicas gástricas e intestinais e nos resfriados.

RESFRIAMENTOS REMÉDIO CASEIRO NATURAL

MANJERICÃO 

MANJERICÃO REMÉDIO CASEIRO NATURAL

E utilizado para temperar pratos de peixe e de carne; utiliza-se também em saladas e é óptimo na confecção de pizzas. Substitui a pimenta, que não é tão bem aceite por quem sofre do fígado.
Está indicado em casos de espasmos gástricos, doenças de rins e bexiga, resfriamentos, nervosismo e como calmante. Favorece a produção dos sucos gastrointestinais.
Exala um cheiro muito agradável.

SALSA

E utilizado em temperos de carnes, peixes, e como condimento de sopas, guisados, saladas, batatas, omeletas e muitos outros pratos. Pode ser utilizada para temperar batatas, saladas, legumes, guisados, assados, salsichas e até para enfeitar queijo.
Como planta medicinal, ela tem uma acção diurética, digestiva e abre o apetite. E indicada em casos de reumatismo, gota, dores de dentes, doenças da prostata, gases intestinais, perturbações menstruais, picadas de abelhas e vespas (pode-se fazer lavagens com uma infusão, ou esfregar as folhas sobre a região dorida, para acalmar a dor), parasitas públicos, etc.

POEJO

É utilizado como condimento em sopas, acordas e caldeiradas. Como medicinal, e muito utilizado o seu chá, para as gripes e tosses.

DIARREIA REMÉDIO CASEIRO NATURAL

REMÉDIO CASEIRO NATURAL PIMPINELA - DIARREIA


 DIARREIA REMÉDIO CASEIRO NATURAL 

Perene frondosa, com raízes fortes e lenhosas. Folhas cinzentas esverdeadas dentadas com folhinhas arredondadas, e pequenas folhas sem pétalas.
Utilizações: folhas novas comidas como erva para saladas com um sabor parecido com o do pepino, e adicionada a sopas, molhos e queijos. As folhas são digestivas e usadas em infusões no tratamento de diarreia e hemorragias.
A decocção das raízes e aplicada em cortes e queimaduras.

Chá de pimpinela: 

colocar

 1 colher (de sopa) das folhas secas em uma panela 
 1 xícara de água 

 deixar ferver por 10 minutos.

 Tampar a panela e deixar macerar por 10 minutos.

 Coar e beber a seguir.

OREGÃO

É em culinária muito utilizado, como tempero de assados, sopas, saladas (principalmente na de tomate), na confecção de caracóis e nas pizzas.
Medicinalmente, ajuda no combate a gases intestinais, a bronquites, colites, dores de estômago, insónias, constipações, torcicolo, tosse, etc.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

MANJERONA

É utilizada como condimento de assados, molhos e produtos de charcutaria. Poderá ser utilizado num a sopa de batata ou batatas assadas, desfazendo previamente a manjerona na mão. Poderá também esfregar uma peça de carne gorda, um ganso ou um pato, estes não apenas cheirarão e saberão melhor como também serão mais rapidamente digeridos.
Na medicina natural, usa-se contra as doenças de estômago, asma e intestinos; tem propriedades antiespasmodicas e carminativa.
Como planta medicinal, é um meio suplementar na debilidade digestiva, nas flatulências, cólicas gástricas e intestinais e nos resfriados.

MANJERICÃO

E utilizado para temperar pratos de peixe e de carne; utiliza-se também em saladas e é óptimo na confecção de pizzas.
 Substitui a pimenta, que não é tão bem aceite por quem sofre do fígado.
Está indicado em casos de espasmos gástricos, doenças de rins e bexiga, resfriamentos, nervosismo e como calmante.
 Favorece a produção dos sucos gastrointestinais.
Exala um cheiro muito agradável.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

REUMATISMO REMÉDIO CASEIRO NATURAL - LEVISTICO

ALIVIA REUMATISMO REMÉDIO CASEIRO NATURAL - LEVISTICO

O levistico é uma elegante planta, muito aromática, que se emprega para variados fins, tanto tradicionais como modernos.
Na decoração utiliza-se folhas e caules frescos em jarras transparentes e altas. Na culinária utiliza-se a semente para adicionar a li cores e cordiais, para esmagar e misturar no pão e nas massas. Salpicar nas saladas, arroz ou puré; Folha: adicionar a caldos, guisados e queijos. As folhas frescas e novas são boas para saladas. Esfregar a folha no frango e á volta da saladeira. Beber em chá, devido ao seu sabor ligeiramente picante; Raiz, descascar finamente e cozer. É muito utilizado nas sopas, saladas, legumes e molhos.
Na medicina fazer infusão de qualquer uma destas partes da planta (semente, folha e raiz), que actua como desodorizante e alivia o reumatismo.
 Esta infusão não e aconselhável durante a gravidez, ou quando existem problemas renais.

LOURO

O louro faz parte do tempero clássico de diversos pratos de carne e de peixe e enriquece, por exemplo, a vinha-d'alhos, sendo retirado antes de servir. O louro é utilizado em temperos de variadas carnes e peixes, É utilizado em guisados, assados, caldeiradas, etc.
Em medicina natural, as folhas são utilizadas como estimulante, diurético, É um excelente anti-séptico e auxilia a digestão.

CALMANTE REMÉDIO CASEIRO NATURAL

 MALVAS

São muitos utilizados para fins medicinais.
 Tem propriedades calmantes, laxantes e anti tissicas.
 Pode-se fazer infusão das flores ou das folhas, juntamente com um pouco de mel.
 É um bom remédio contra a rouquidão, catarro, prisão de ventre e inflamações do aparelho digestivo,

Ferver as malvas em água e com ela lavar feridas, zonas do corpo cuja pele esteja inflamada e irritações oculares e, desde há muito tempo, um método muito utilizado.

HORTELÃ

Em culinária, surge habitualmente aliada a pratos de natureza exótica ou ainda ao borrego, as sopas de tomate ou de abóbora, as canjas, ao puré de ervilhas, as saladas e aos molhos que acompanham as carnes.
Como planta medicinal, tem propriedades afrodisíacas, combate a asma, tosse, bronquite, reumatismo, colite, perda de memória, etc. O seu chá é um digestivo muito convincente, em situações de mal-estar, vómitos ou espasmos intestinais. Estimula também o fluxo da bílis e a sua formação no fígado.

terça-feira, 14 de abril de 2009

GASES INTESTINAIS REMÉDIO CASEIRO NATURAL

REMÉDIO CASEIRO NATURAL FUNCHO - COMBATE GASES INTESTINAIS

É utilizado em temperos e em guisados. É próprio para condimentar as sopas de legumes, os guisados, os pepinos em conserva ou a beterraba, facilitando a sua digestão.
O chá de funcho, tem um efeito calmante, e diurético, estimula a secreção do leite materno, ajuda no combate a gases intestinais, enterite, cólicas de toda a espécie, dificuldade em urinar, anemia, digestões difíceis, gota, etc. Constitui um bom meio de expectoração.
Lavar os olhos com esta infusão, ajuda no combate a conjuntivites.

ESTRAGÃO


Como planta medicinal, tem propriedades estomaticas, tónicas, excitantes e febriguas.

ERVA PRINCIPE

Faz-se um excelente chá, de aroma muito agradável, utilizado nos mais diversos casos.

Erva-cidreira

Embora se utilize como planta aromática, é como planta medicinal que ela mais se destaca.
A erva-cidreira torna as sopas, molhos, saladas e legumes mais facilmente digeríveis e apetitosos e pode ainda acrescentar-se a long drinks e cup.
Utilizada em infusão, é excelente contra as perturbações da menstruação (espasmos uterinos), depressão e irritabilidade; é digestiva e ajuda a combater os espasmos gástricos. Quem sofre de insónias pode também beneficiar com um chã desta planta medicinal.
Poderá utilizar os ramos desta planta nos armários para afastar os parasitas e perfumar a roupa.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ANEMIA REMÉDIO CASEIRO NATURAL AZEDAS

 ANEMIA REMÉDIO CASEIRO NATURAL AZEDAS

É utilizada em culinária, nomeadamente em sopas, saladas e no esparregado.
O seu chá e indicado para as necessidades diuréticas, refrescantes e descongestionantes. O elevado teor em vitamina C faz com desta planta, sobretudo fresca, um remédio no escorbuto e demais manifestações de insuficiência de vitamina C, com as hemorragias e a tendência para as ter. E também um excitante para a actividade do intestino grosso e para o tratamento da atonia intestinal com prisão de ventre, Fomenta a formação do sangue sobretudo na medula vermelha. E promissor o seu emprego nos casos de anemia.
Um consume prolongado e frequente de azedas pode tornar-se prejudicial sobretudo para os rins e para o coração.

COENTROS

É utilizado na cozinha nos mais diversos pratos, entre os quais, sopa de cação, açordas, arroz de tamboril e de marisco; em diversos petiscos, tais como, berbigão, amêijoa, etc. São também aconselháveis para com eles macerar caça e carne, para os pratos de leguminosas, couves e cozidos.
Alem disso, esta erva aromática faz sempre parte do pó de caril.Medicinalmente, e graças ao seu óleo essencial, ajuda a digestão, combate a flatulência e tem efeitos anti-sépticos. Acalma o sistema nervoso, elimina espasmos no estômago e no

CEREFOLIO

Utilizado também em guisados, sendo excelente quando utilizado em sopas. Finamente picado, conjuga-se perfeitamente com todas as saladas verdes, com batatinhas novas, com omeletas, utilizando-se ainda para aromatizar a maionese.

ALHO AROMATICO

O alho baixa a tensão arterial, melhora a oxigenação do músculo cardíaco, fortalece a musculatura intestinal, elimina bactérias prejudiciais no estômago e no intestino e minora os efeitos da arteriosclerose na idade avançada. Alem disso é considerado um bom preventivo e curativo nos casos de suturnismo.
Ingrediente tradicional com um forte aroma. Utilize em guisados, molhos e recheios culinários e na manteiga de ervas. Utilize ainda em sopas, saladas, pratos de tomate e de marisco. Massas italianas e pizzas.

ALECRIM

Arbusto aromático, características da região mediterrânica.
Enquanto planta aromática, e quando utilizada em molhos e guisados, ele faz maravilhas.
Enquanto planta medicinal, o alecrim, em infusão (chá), estimula a circulação e tem um efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Ele e óptimo, quando utilizado contra todos os estados de fraqueza crónica, principalmente em caso de tensão baixa, depressão ou fadiga, reumatismo, dores de garganta, gripe, frequentemente na fase de convalescença após viroses gripais
.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

REMÉDIO CASEIRO NATURAL URTIGA

O suco da urtiga esmagada faz parar o sangue de uma ferida.


Uma infusão de 30 a 60g de folhas para um litro de água combate a disenteria e também a urticária.

terça-feira, 7 de abril de 2009

CANCRO DA MAMA

FAÇA O SEU PRÓPRIO EXAME
Não e um método infalível, mas já ajudou muitas mulheres a descobrir pequenos nódulos. Lembre-se que a taxa de sucesso depende muito da fase de evolução da doença pelo que quanto mais cedo for descoberto, maiores são as hipóteses de tratamento.
1 - Comece por fazer a palpação no sentido de perceber se as mamas apresentam nódulos ou saliências;
2 - Repita o procedimento, desta vez colocando a mão que nãoestá a fazer a palpação atrás da nuca e depois na anca. Quandoestiver a fazer este auto-exame, pressione com a ponta dosdedos e faca movimentos circulares;
3 - Examine o mamilo e tente notar se mudou a aparência, seesta a perder líquido ou algum tipo de secreção;
4 - Por fim, faça o mesmo exame na região da axila.
Nota: Se seguir estes procedimentos e não sentir nenhum nódulo poderá ficar mais descansada, contudo, isso não invalida que a partir dos 35 anos esteja ainda mais atenta e recorra a mamografia. Se a sua história familiar indicar a existência de cancro, devera fazer exames mesmo antes da idade recomendada.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vitamina D combate esclerose múltipla

Apesar de no passado já terem sido feitos estudos que deixavam no ar a hipótese de o consumo de vitamina D poder ter um efeito protector em relação a esclerose múltipla, só agora e que os resultados foram conclusivos.
Para isso, uma equipa de especialistas da Escola de Medicina Publica de Harvard mediu os níveis de vitamina D num grupo vasto de militares americanos e descobriu que o risco de esclerose múltipla cai á medida que aumenta os níveis da vitamina no sangue.
A confirmar-se este efeito benéfico, a vitamina D poderá ser uma arma para enfrentar esta doença neurológica que afecta cerca de dois milhões de pessoas em todo o mundo. •

FRIEIRA REMÉDIO CASEIRO NATURAL




REMÉDIO CASEIRO CONTRA FRIEIRAS



Uma gema de ovo batida com uma colher de azeite combate as frieiras ulceradas e golpes.

ARTRITE REUMATOIDE REMÉDIO CASEIRO NATURAL -


ARTRITE REUMATOIDE REMÉDIO CASEIRO NATURAL -

VINHO TINTO


Apesar de todos os malefícios associados ao consumo de álcool, sabe-se agora que poderá ser bastante útil na prevenção da artrite.
 Através de um estudo realizado, os ratinhos que bebiam agua com 10% de álcool tinham um risco mais baixo de contrair artrite reumatoide.
 Naturalmente, esta ainda e uma ideia em estudo e não se sabe a quantidade necessária para ter o mesmo efeito em humanos, mas os investigadores já afirmaram que terá de ser um consumo diário moderado.